quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cidade Maravilhosa, Sol, Praia, corpos sarados, vida!

Não é só de corpos bonitos que o esporte é feito no Rio de Janeiro. Em uma cidade com tanta vida você pode perceber atividades esportivas em cada canto, e atividades esportivas não é apenas o Futebol, o Vôlei, Basquete etc. O menino jogando bolinhas no sinal e o outro correndo para pegar os sacos de bala nos vidros dos carros antes que arranquem com eles também são práticas esportivas, será que algum fenômeno do Futebol é capaz de agüentar 40 graus na cabeça todos os dias nesse ritmo?
Em todo lugar, se observarmos bem, encontramos sobreviventes da rotina dessa cidade que precisam de força e resistência física para se manterem vivos, para se alimentar, são pessoas que geralmente passam por nós despercebidos. Já imaginou uma maratona de corrida para ver quem coloca mais sacos de bala nas janelas dos carros antes do sinal abrir? Ou quem consegue jogar mais bolinhas no engarrafamento, qual baleiro consegue pegar o maior número de ônibus em um dia, ou então qual vendedor anda mais quilômetros na praia?
Tudo exige esforço, resistência, disciplina, princípios básicos de qualquer esportista. Características importantes para formação de um caráter, princípios que todas as nossas crianças deveriam aprender desde cedo.
É comprovado que quando existe esporte na vida de uma criança, a probabilidade dessa se envolver com drogas e crimes é bem menor, é claro que não podemos generalizar, já que hoje temos péssimos exemplos de atletas envolvidos em atividades ilícitas, mas o que podemos fazer é acreditar que dando um espaço por menor que seja a esses jovens para aprenderem a dominar seus corpos e suas emoções, estamos dando uma chance de vida a eles, uma chance de libertação dessa situação caótica e desse desvio de valores que não só nossa cidade, mas nosso mundo se encontra hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora diz você!